domingo, 8 de julho de 2007

É hoje!!! 21h na FOX!


Chegou o grande dia!! Dexter estréia hoje, às 21h na FOX.

Leiam a matéria que saiu hoje no Séries ETC. do Globo.com.

"Ele é um serial killer do tipo organizado, pois estuda bem suas vítimas, planejando cuidadosamente seus homicídios. Também se enquadra no perfil do missionário - ou seja, aquele que escolhe um determinado grupo para atacar; e, por fim, pode ser igualmente definido como emotivo, pois encontra prazer durante todas as fases de seus crimes".

A descrição acima poderia muito bem ser a de qualquer psicopata da vida real - na verdade, muitos assassinos se adequam a ela; mas, felizmente, estamos falando do personagem-título de "Dexter", a nova série da Fox que estréia neste domingo às 21h.

Impressionado? Não estranhe: a própria autora do perfil de Dexter Morgan, a especialista em serial killers Ilana Casoy, também ficou fascinada com o protagonista do seriado.

Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisas em Psiquiatria Forense (Nufor) e Psicologia Jurídica do Hospital das Clínicas de São Paulo, autora de três livros sobre matadores e consultora da Polícia Civil paulista, Ilana disse ao Séries Etc. que Dexter é uma representação praticamente perfeita dos atos e pensamentos de um assassino em série.

"Antes, o psicopata mais bem construído da ficção era Hannibal Lecter (o vilão do filme 'O Silêncio dos Inocentes'), mas Dexter o superou. Seu diferencial é que sabemos exatamente o que se passa em sua mente, pois a série é narrada por ele. Em 'Dexter', não estamos na cabeça do policial, mas na do assassino", afirma a pesquisadora.

Mas não pense que você vai odiar Dexter não. Diferentemente de outros psicopatas vistos em filmes e séries, ele só usa gente da pior qualidade para saciar seu instinto assassino. Filho adotivo de um policial, Dexter só mata... serial killers - o que define o tal perfil "missionário" citado por Ilana ao descrevê-lo.

Ou seja: para nós, espectadores, ele não deixa de ser um justiceiro. Só que não é bem assim...

"Se engana quem pensa que Dexter se importa em fazer o bem. Ele só age em benefício próprio, pelo puro prazer de matar", observa Ilana, que aponta outra característica interessante a respeito do assassino: seu trabalho como perito da polícia de Miami.

"Ele escolheu uma profissão em que pode exercer seu fascínio por sangue", opina a especialista, antecipando um dos assuntos que serão mais explorados nesta primeira temporada da série.

E Dexter não tem nenhum lado genuinamente "bom"? Segundo Ilana Casoy, sim: a ligação com a irmã, Debra. "O mais próximo que ele tem de um vínculo afetivo é com ela", comenta.

Ilana, que já viu a primeira temporada completa, ressalta outros aspectos de "Dexter" para ficarmos atentos: "Sua namorada, Rita, uma mulher cheia de traumas sexuais - escolhida por Dexter como forma de conseguir se misturar aos cidadãos comuns; o policial Doakes, que consegue perceber que o colega é 'diferente'; e o grande vilão desta primeira temporada, tão complexo quanto o próprio Dexter".

E só para aumentar nossa curiosidade, a estudiosa de assassinos seriais deixa uma última dica: "Todos os psicopatas cometem erros". Quais serão os de Dexter? Será que ele fugirá à essa regra?

Bom, isso a gente não vai contar. Como toda boa série do gênero, melhor deixar os sustos e surpresas para quando você entrar na mente de Dexter Morgan - um universo assustadoramente fascinante... e realista.

Nenhum comentário: